top of page
  • conversocomunicacao

Inscrições abertas para a oficina Artesanato Cênico

Updated: Apr 27, 2022

Na oficina oferecida às cidades de Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara,

o público aprende a construir recursos de muito impacto para contar e encantar histórias


Construir objetos divertidos, malas mágicas que guardam surpresas e instrumentos de efeito para ajudar na hora de contar histórias pode parecer desafiador e até bastante difícil. Porém, com a ajuda da artista Nana Bernardes, todos vão criar seus próprios recursos e encantar platéias Com a oficina Artesanato Cênico, os participantes vão colocar a mão na massa e aprender a confeccionar recursos expressivos que vão enriquecer a contação de histórias, presencialmente e também em histórias gravadas.


A oficina faz parte do projeto Conexão Cultural, realizado nas cidades de Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara. A oficina Artesanato Cênico, com Nana Bernardes acontece de 03 a 06 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/OfArtesanatoCenico até o dia 1º de maio.


Podem se inscrever para as oficinas do Conexão Cultural professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais e também o público em geral das cinco cidades contempladas.


O artesanato cênico, produzido com materiais simples, mas com alto impacto na contação de histórias, pode ser utilizado em preâmbulos, em finalizações e no decorrer das histórias. Os alunos também vão aprender a fazer uma linda maleta para guardar os objetos de artesanato cênico e que ainda pode compor o cenário para histórias ao vivo ou gravadas. A oficina pode ser acessada na plataforma Google Sala de Aula. As produções dos alunos farão parte de mostras realizadas presencialmente em cada cidade, durante o mês de junho.


Conexão Cultural é um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura [Pronac - 184943], com gestão da Planeta Cultura & Sustentabilidade e patrocínio da Jaguar Mining, da Lhoist e da Rede Mater Dei. O formato é híbrido, com atividades on-line e presenciais. O projeto também integra o Quadrilátero Criativo, iniciativa voltada para o fomento da economia criativa nos municípios do Quadrilátero Ferrífero.


Nana Bernardes

Natural de Betim, Nana Bernardes é bacharel em Turismo, pós-graduada em Jogos, Brinquedos e Recreação na Educação Infantil, Docência Superior, Literatura infantojuvenil e Arte e Música na Educação Infantil. Nana também é brincante, ventríloqua, contadora de histórias, bonequeira, escritora, musicista e mãe da Lucy e do Tiago. Também é mãe da macaca Lica, sua fantoche com quem compartilha os palcos. Trabalha com pesquisa de brincadeiras antigas, cantadas e oficinas para crianças e educadores há mais de 9 anos.


Conheça as etapas do Conexão Cultural

A – Ciclo de Mobilização: com a produção de conteúdos diversos com os participantes.

B – Ciclo das Oficinas: com o objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam na educação e na cultura. os participantes inscritos passam a integrar uma rede de formação com agentes dos cinco municípios, vivenciando diferentes técnicas e conectando-se com profissionais de referência da música, das artes cênicas, das artes plásticas e de projetos.

- A arte das histórias, com Renata Camargos - inscrições encerradas.

- Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana Bernardes - inscrições pelo link: https://bit.ly/OfArtesanatoCenico até 1º de maio

- Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian Fernandes

- Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes

- Ativando recursos para projetos locais, com Flaviano Souza e Silva

C – Ciclo de Resultados: após as oficinas e palestras, será organizada uma Mostra Artística em formato híbrido (presencial e on-line), em que espetáculos em formato híbrido serão montados, trabalhando os conteúdos de todas as cidades.



Serviço

Conexão Cultural – Histórias para encantar, conectar e crescer!

Oficina Artesanato Cênico, com Nana Bernardes

Destinado a professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais e também ao público em geral das cidades de Arcos, Barão de Cocais, Betim, Caeté e Santa Bárbara.

Inscrições gratuitas até 1º de maio pelo link: https://bit.ly/OfArtesanatoCenico

bottom of page