top of page
  • conversocomunicacao

Criatividade, inovação e novos futuros para Mariana

O Dia Mundial da Criatividade reúne inspiradores de diversos segmentos e marca a articulação de Passagem de Mariana como um Distrito Criativo.





Em 2022, Mariana passa a integrar a rede de cidades e lideranças criativas que realizam o World Creativity Day, o Dia Mundial da Criatividade. O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, em conjunto com todas as cidades participantes. O tema geral desta edição é “Celebrar a Vida” e tem como pilares os temas: Emoções / Aprendizagem / Diversidade / Sustentabilidade. Em 2022, o World Creativity Day articula 130 cidades, sendo cem municípios no Brasil, e trinta ao redor do mundo.


Em seu primeiro ano em Mariana, a programação do evento será focada em Passagem de Mariana, distrito que possui uma grande concentração de expressões culturais, artísticas e potenciais turísticos e econômicos a serem trabalhados. “O Dia Mundial da Criatividade é também uma oportunidade para inspirar a cidade e seus distritos, a buscarem na criatividade e na inovação, novas rotas de crescimento. Vamos acompanhar o trabalho de pessoas que estão buscando por transformações, e Passagem passa a ser um verdadeiro laboratório de desenvolvimento local focado em Economia Criativa”, afirma Antonio Caeiro, da Planeta Cultura & Sustentabilidade e líder local do Dia Mundial da Criatividade em Mariana.


A programação traz rodas de vivências com os temas Leitura e Espaços de Ativação (dia 20/04, das 9h30 às 13h), Passagem: Distrito Criativo (dia 20/04, das 19h30 às 23h), Brincantes: Arte, Riso e Festa (Dia de Brincar) (dia 21/04, das 9h às 12h) e Audiovisual e a cidade (dia 22/04, das 19h30 às 23h). Participam movimentos organizados em torno da educação e da cultura da cidade de Mariana.



Programação


20 de abril – quarta-feira

9h30 às 13h: Roda de Vivência: Leitura e Espaços de Ativação

Novos espaços de leitura (bibliotecas comunitárias e escolares e laborotecas) se articulam em Mariana criando uma rede de ambientes de aprendizagem, de formação de mediadores de leitura e ampliação da competência leitora no município. Esta Roda de Vivências reúne “inspiradores” que estão fazendo a diferença em suas escolas, bairros e distritos, desenvolvendo diferentes práticas de fomento a leitura junto a crianças e adolescentes. Durante a Roda, acontecerá também a reabertura da oficina da Osquindoteca em Passagem de Mariana, que simbolicamente marca a reabertura dos espaços vinculados à Rede Loucos por Leitura. Será um momento de relatos e práticas inspiradoras dos participantes e, também de celebrar e construir novas parcerias. Haverá o deslocamento do público durante o evento em uma Rota de Leitura.

Anfitriões: Osquindoteca, Clube Osquindô, Circovolante

Inspiradores: Osquindoteca – Passagem de Mariana; Biblioteca Comunitária Doce Leitura – Bairro Santo Antonio – Projeto Alferes; Biblioteca Comunitária Hebe Rola– Cruzeiro do Sul - (CAMAR) Centro de Aproveitamento de Material Reciclado ; Instituição Casa Lar Estrela – Bairro Vila do Carmo; Biblioteca Escolar Espaço do Saber – Passagem de Mariana; E.M Passagem de Mariana; Biblioteca Escolar Espaço Monteiro Lobato – CEMPA – Bairro São Sebastião; Biblioteca Escolar Alphonsus Guimarães – E.M Dom Oscar de Oliveira – Bairro Cabanas; Biblioteca Escolar Monsenhor José Cota – E.M. Monsenhor José Cota – Bairro Cabanas; Biblioteca Escolar Olímpia Cota – E.M Sinhô Machado – Distrito Santa Rita; Biblioteca Escolar Monteiro Lobato – E. M. Paracatu de Baixo – São Cristovão; Biblioteca Escolar Dom Luciano Mendes – E.M. Dom Luciano Mendes – Bairro Rosário; Biblioteca Municipal Benjamim Lemos – Centro; Biblioteca Escolar- CMEI Tia Elza; Biblioteca Escolar- E. M. Pe. Antônio Gabriel de Carvalho; CAPSIJ

Participantes: Gestores escolares; Comunidade em Passagem; Poder Público e Convidados


19h30 às 23h: Roda de Vivência: Passagem: Distrito Criativo

Nesta Roda de Vivências será articulada a apresentação de inspiradores: representantes de organizações culturais, artísticas, ambientais e esportivas, que possuem atuação no Distrito de Passagem de Mariana.

Durante a atividade será entregue o Dossiê para fundamentação do Projeto de Lei que reconhece o Distrito de Passagem como Distrito Criativo. Também será realizada a Exposição Nossa Passagem.

Local: Banda São Sebastião

Inspiradores: Circo Volante; Lunática; Sakura Montana; Clube Osquindô; Osquindoteca; Marianas – Mulheres que Inspiram; Escola de Samba Morro da Saudade; Bloco do Boqueirão; Escola de Samba Mirim; O Espeto; Banda São Sebastião; Banda Santa Cecilia; Lab. Áudio; Ateliês de Oficio.

Participantes: Comunidade de Passagem de Mariana e Lideranças Comunitárias de Mariana.


21 de abril – quinta-feira

9h às 12h: Roda de Vivência: Brincantes: Arte, Riso e Festa (Dia de Brincar)

O brincar e a festa como aspectos fundamentais para a saúde social e vitalidade comunitária. Na programação do Dia Mundial da Criatividade acontece o DIA DE BRINCAR, que reunirá brincantes e iniciativa para celebrar com crianças e famílias.

Local: Vila São Vicente

Inspiradores: Leo Ladeira; Jojoba; Osquindoteca; Lunática/Lab Áudio; Escola de Samba Morro da Saudade; Bloco do Boqueirão.

Participantes: Comunidade do Bairro São Vicente – Passagem de Mariana; Comunidade em Geral.


22 de abril – sexta-feira

19h30 às 23h: Roda de Vivência: Audiovisual e a cidade

Jovens produtores de audiovisual de Mariana em parceria com artistas da música, trazem novos olhares sobre a cidade mostrando que a potência cultural da “Primaz” de Minas vai muito além do seu centro histórico. A Roda AUDIOVISUAL E A CIDADE exibirá Filmes produzidos a partir de 2018 e também um bate-papo com produtores e artistas, iniciando o Núcleo de Audiovisual do DCP.

Local: Teatro Quintal

Inspiradores: Lucas Carlos da Silva (AIDIAX) Uriel Filipe Marques Silva Luiz Filipe do Carmo (Gordu Films)

Participantes: Comunidade de Passagem de Mariana; Comunidade em Geral; Lideranças do Bairro Santo Antônio que receberão a missão de produzir o WCD em 2023.



Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico. em nosso século.


Idealizada por Lucas Foster, o World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.



Serviço

Dia Mundial da Criatividade em Passagem de Mariana

De 20 a 22 de abril

Produção local: Distrito Criativo Passagem

Telefones: (31) 3557-5260 e (31) 98867-3728


bottom of page