• conversocomunicacao

Cerveja inspirada na formação de Ouro Preto e na Mina Du Veloso

O lançamento da Ouropretana traz a autenticidade da marca

e a identidade singularmente mineira


Uma cerveja de coloração intensa, com notas aromáticas maltadas e com sabor de história. Baseada nas origens da cidade que carrega em seu nome, a Cervejaria Ouropretana apresenta a Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina, uma genuína ode à Mina Du Veloso, que guarda a engenhosidade africana no desbravamento dos morros que circundam Minas Gerais. Pertencente ao estilo cervejeiro Black Lager, é uma cerveja suave e fácil de beber.

A parceria entre a Cervejaria Ouropretana e a Mina Du Veloso, que remonta ao período de exploração do ouro nos séculos XVIII e XIX, colabora para a propagação de parte da história da cidade que costuma não ser contada. Segundo Douglas Aparecido, filósofo, guia e estudioso das questões relacionadas ao período, a proposta central da Mina Du Veloso é apresentar o desenvolvimento de técnicas, práticas e modelos que possibilitaram a mineração do ouro e de outros minérios, pelas mãos dos africanos, que detinham conhecimentos específicos para tal.

Como forma de sublinhar a memória das minas de Ouro Preto, em especial a da Mina Du Veloso, e destacar o legado da participação dos africanos no processo de formação da cidade de Ouro Preto, a Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina será parcialmente maturada nas galerias da mina. “Ao incluir a Mina em uma das etapas de preparo da Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina, reforçaremos o DNA da cidade na cerveja, que, com certeza, funcionará como vitrine para manter viva a história da inteligência africana na construção do Brasil”, destacou Leonardo Tropia, proprietário da Cervejaria. A temperatura interna da Mina Du Veloso é constante, em torno de 18ºC.

Hoje, a Mina Du Veloso, dentre outras do complexo minerário de Ouro Preto, preserva as lembranças do período, colocando-se também como um polo para a ressignificação e valorização da contribuição africana para a cidade. “A Mina virou uma referência como centro de pesquisa, fomentando, inclusive, outras pessoas a pesquisarem”, pontua Aparecido. A parceria com a Cervejaria Ouropretana visa despertar o interesse para as minas na reconceituação desse passado.

A Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina chega ao mercado oferecendo complexidade e suavidade na experiência sensorial. Sua intensidade de amargor figura em 19,5 na escala IBU, o que confere uma presença sutil, mas notável, do lúpulo na percepção de sabor. Com 4,5% de teor alcoólico, a Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina apresenta um perfil aromático predominante maltado, com aspectos de leveza e nuances herbais.

Ficha técnica

Aroma: Notas do lúpulo herbal, balanceada com um perfil de tostado vindo dos maltes especiais.

Aparência: Coloração escura intensa, com uma espuma levemente caramelo.

Sabor: Possui leveza e picância no começo, revelando rapidamente uma nota sutilmente adocicada do malte e o caráter torrado. Uma prazerosa nota de lúpulo ao final te convida ao próximo gole.

Sensação na boca: Sabor suave, com corpo seco e leve. Fácil de beber.

IBU: 19,5

Teor alcoólico: 4,5%

Ouropretana

A Cervejaria Ouropretana nasceu em 2011, na cidade de Ouro Preto/MG, com o objetivo de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja no Brasil. Os produtos artesanais da Cervejaria Ouropretana são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima.

A Cervejaria Ouropretana produz dez estilos de cervejas em sua linha fixa, em garrafa e em chopp: Golden Lager, English Pale Ale, Weissbier, Amburana Brown Porter, Ginger IPA, Café Lager, IPA Maracujá, Cafetelier Imperial Stout, Amber Lager, Witbier, Mascavo Belgian Blonde, American IPA e, agora, a Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina.

Em 2020, instala, em sua fábrica, no distrito de Cachoeira do Campo, a Destilaria Ouropretana. O primeiro produto lançado é o Ouropretana London Dry Gin, seguido pelo Ouropretana Old Tom Gin Herbal. O Ouropretana Gin Tônica, em lata, utiliza o Ouropretana London Dry Gin como base, com adição de casca do quinino, limão siciliano e dos botânicos utilizados no gin. O Ouropretana Whisky Amburana Brown Porter e a Ouropretana Weiss Vodka completam a família de destilados.