top of page
  • conversocomunicacao

Caravana Máquina de Brincar e o Bailinho do Reino Festival de Inverno de Mariana


Foto: Marcello Nicolato


Com uma linda homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião, a Caravana Máquina de Brincar leva alegria e diversão a Mariana/MG


Pode ter festa junina em julho? Pode sim senhor! Ainda mais se for para celebrar o rei do baião, Luiz Gonzaga, outros compositores populares e o imaginário das festas juninas brasileiras. A Caravana Máquina de Brincar apresenta o Bailinho do Rei – a festa encantada no dia 23 de julho, domingo, a partir das 16h, na Praça Gomes Freire, em Mariana/MG. A apresentação faz parte da programação do Festival de Inverno de Mariana, promovido pela prefeitura da cidade, e do Domingo da Inclusão. A marca registrada da Banda Osquindô, que se apresenta no Bailinho do Rei, é o respeito à cultura da infância e às crianças. As apresentações partem de elementos comuns da infância, com cantigas, brincadeiras e referências às festas populares brasileiras. Cenários, figurinos e adereços remetem a um ambiente acolhedor para crianças de todas as idades. A banda trabalha com invenções musicais que transportam o público para viagens incríveis, aguçando a curiosidade e a imaginação da plateia. Com o show Bailinho do Rei – a festa encantada, a Banda Osquindô homenageia o grande cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga, considerado o rei do Baião. É uma das figuras mais criativas da música popular brasileira, tendo levado para todo o país a cultura musical do Nordeste. O baião, o xote, o xaxado, o forró pé de serra e os instrumentos típicos, como a sanfona, o zabumba e o triângulo ficaram conhecidos em todo o Brasil. Luiz Gonzaga também apresentou aos brasileiros outros compositores de Pernambuco e do Nordeste, ampliando o contato com a rica cultura regional do país. No Domingo da Inclusão do Festival de Inverno de Mariana, também vai ter Rua de Lazer, em uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Esportes, com os projetos Equoterapia Pequeno Arthur, Coletivo de Mães e Pais Autistas, Comunidade da Figueira, APAE, Lar Santa Maria e Casa Lar Estrela. Começa a partir das 14h do domingo, 23 de julho, também na Praça Gomes Freire.


O Bailinho do Rei – a festa encantada O Bailinho do Rei - a festa encantada, foi criado pela Banda Osquindô para a circulação durante o ciclo das festas juninas. O show homenageia Luiz Gonzaga, o grande rei do baião, e uma nobre corte de compositores populares, cujas obras fazem parte do imaginário musical das festas juninas brasileiras. Tem muito forró junino, xote, maracatu, ciranda e baião, para cantar, dançar e brincar. O palco se transforma em um lindo arraial musical com todas as cores das festas juninas brasileiras. A Banda Osquindô comanda a festança da meninada, onde só a alegria vai imperar. Como não poderia faltar nas festas da Banda Osquindô, o repertório traz, ainda, músicas retiradas do baú das culturas da infância e a grande interação com o público, através dos brincantes. O Bailinho do Rei - a festa encantada tem duração de 90 minutos, mas, a alegria do show vai seguir no coração da meninada por muito tempo, marca registrada dos shows da Banda Osquindô. Banda Osquindô Criada em 2007, a Banda Osquindô é um coletivo musical, cênico e brincante, que tem como proposta fazer boa música e criar espetáculos musicais de qualidade para crianças. Tudo que se refere a cultura popular interessa à linguagem da banda que, além da música, incorpora ao roteiro jogos cênicos oriundos das festas populares e do universo circense. A Banda Osquindô já esteve presente em diversas cidades, festivais e circuitos culturais pelo Brasil a fora, realizando apresentações que vão de grandes teatros, a praças, escolas, arenas, ruas etc.


Caravana Máquina de Brincar A Caravana Máquina de Brincar conta com a parceria do Clube Osquindô e da Prefeitura de Mariana e o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce. Novas atividades da Caravana Máquina de Brincar estão previstas para este ano.


Serviço

Caravana Máquina de Brincar, com Banda Osquindô

Show Bailinho do Rei – a festa encantada

Domingo da Inclusão – Festival de Inverno de Mariana/MG

Dia 23 de julho (domingo)

Às 16h

Na Praça Gomes Freire – Mariana/MG

Entrada franca

Kommentare


bottom of page